Blog do Fábio Mayer
  

"REVIVAL" EM HOMENAGEM À MAGUI (http://somagui.zip.net)

Esse texto é de uma coluna minha no Jornal RaioX de uns 5 ou 6 anos atrás, escrita para homenagear o "rei" Elvis no triste aniversário de sua ida pro show da eternidade. Resolvi repetir hoje depois de ler o último "post" do Blogue da Magui:

Em 16 de agosto completou-se 25 anos da morte de Elvis Presley, em meio a um sem número de especiais de TV, lançamentos e relançamentos de CD(s), reportagens de revistas e jornais e reprises de filmes estrelados pelo caipira simpático de Tupelo, Califórnia. Enquanto para a maioria a data é para lembrar da carreira do primeiro "superstar" da história, para uns poucos é feita para criticar sua excessiva mitificação obviamente montada com vistas aos interesses comerciais de Elvis Presley Enterprises Inc., capitaneada pela ex, digamos, "rainha" Priscila e de propriedade da "princesa" Lisa Marie.

Independentemente disso, como fã assumido prefiro apreciar a lembrança do grande cantor que foi Elvis Presley, que não é mito, mas realidade em centenas de gravações e cuja voz só teria comparação com a de outro semi-deus do Olimpo musical, Frank Sinatra. Não se trata de comparar os dois, mas para mim toca muito mais fundo na alma ouvir Elvis porque ele não era um cavalheiro, tinha pouca classe e "savoir faire" ao contrário da sofisticação do "old blue eyes" Sinatra, que nasceu para brilhar nas altas rodas. Elvis se identificava com o povão de uma forma sadia. Era um caipira simpático, patriota que adorava os pais e os amigos e que não mudou nem quando ficou milionário da noite para o dia. Seus valores se aproximavam dos que nós, pessoas comuns, recebemos de nossos pais e, quando ouvimos uma música qualquer cantada por ele, sentimos a emoção da sua voz e a certeza de que ele efetivamente se identifica com a melodia, porque ela tem haver com aquilo em que ele acreditava, ao contrário do que acontece com Frank Sinatra, cujas interpretações eram irretocáveis e inesquecíveis, mas nem sempre guardavam um prazer intrínseco (Muitas vezes beiravam a obrigação. Os biógrafos dizem que ele, Frank, detestava a canção "Strangers in the Night" que cantava em todos os shows!). Não que isso diminua as saudades de Sinatra, que também são grandes, mas Elvis é Elvis: Melodioso, emocionante e difícil de comparar com quem quer que seja!

Quando eu era adolescente, desprezava a voz do "rei". Do alto da falta de inteligência inerente a quase todos os indivíduos de idade até 20 anos, eu achava que Elvis era coisa antiga e sem graça, uma curiosidade musical, quase igual a um velho fonógrafo de corda. Afinal, como é que alguém que pesava toneladas e se vestia como super-herói de desenho animado poderia cantar algo que se identificasse com o rock e com a juventude? Como alguém tão cafona e que fez filmes tão ruins poderia ser considerado mito? Só que eu pensava assim, porque na minha vida inteira só tinha visto os filminhos dele no Havaí, cercado de garotas bonitas e cantando baladas sem graça com cara de conquistador barato. Um dia, passada a adolescência, meu irmão trouxe para casa uma fita K7 com as melhores músicas do rei, incluindo "Suspicious Minds", "Never Ending" e "Kiss me Quick" e, com uma única audição mudei completamente o meu conceito sobre o "rei do rock" passando a apreciar aquela voz firme, a afinação e principalmente, o modo com que ele criava uma versão própria para a composição, como se esta ganhasse um co-autor no seu intérprete, a ponto de, na maioria dos sucessos dele, dizermos que é "música do Elvis", muito embora seus conhecimentos de teoria musical fossem mínimos.

Elvis é música de altíssima qualidade e em estado puro! São poucos os indivíduos que revolucionam a sua arte e Elvis foi um deles, estando, na música, no mesmo rol de Bach, Mozart, Beethoven e, mais contemporâneos, Ella Fitzgerald, Ray Charles, Beatles e Frank Sinatra. Por isso, pouco importa se a imagem dele hoje é meramente comercial, se ele virou um "deusinho" idolatrado por vender discos e se sua obra rende horrores enriquecendo um batalhão de pessoas. Sua voz eternizada e sua memória representa uma parte daquilo que a humanidade tem de mais bonito: A possibilidade de alguém entrar para a história sem ser rico, nobre ou estudado, apenas usando um dom mágico da obra de Deus que cada um de nós é, no caso, a voz que me deixa emocionado sempre que ouço "Can't Help Falling in Love"

 



Escrito por FM às 21h12
[] []


 
  

A VERDADE SOBRE O PAN-2007

Este blog, dá um banho de informações sobre a desgraça que está sendo a organização do Jogos Pan-Americanos. Dica da Luisete:

http://www.averdadedopan2007.blogspot.com/



Escrito por FM às 09h22
[] []


 
  

 

"Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter".

Martin Luther King

É difícil escrever sobre esse tema sem cair no clichê.

A única coisa que posso afirmar é que não existe nenhuma justificativa para ter preconceito contra pessoas de raças diferentes, contra deficientes ou mesmo contra pessoas de crenças diferentes. Pode-se discordar de opiniões, discuti-las e mesmo deprezá-las, mas jamais tirar de uma pessoa o direito à cidadania plena por que ela não é fisicamente igual à maioria das pessoas de determinado local, ou porque sua religião e seus costumes são diferentes.

Sejamos humanos, aceitemos e festejemos as diferenças!

Essa blogagem foi convocada pelo Lino Resende (http://www.linoresende.com.br) e têm o apoio do Cejunior (http://www.cejunior.com). Participe você também, e me desculpe pela singeleza do texto, causada por excesso de trabalho nestes dias.

Obrigado.



Escrito por FM às 19h11
[] []


 
  

A luta armada não deu certo e eles agora pedem indenização? Então eles não estavam fazendo uma rebelião, mas um investimento .

Millôr

 



Escrito por FM às 18h49
[] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
Meu perfil
BRASIL, Sul, RIO BRANCO DO SUL, Centro, Homem, de 36 a 45 anos

HISTÓRICO



OUTROS SITES
 Jornal RAIO X
 Agência Linha de Defesa
 Aqui não Genésio!
 Apoio Fraterno
 Aliciante
 Amar-ela
 Área Militar
 Blog do André Wernner
 Blogando Francamente
 Blogildo Blogger
 Blog da Santa
 Blogue da Magui
 Blogiana
 Blog do J.Bosco
 Cejunior
 Contatos Imediatos de Terceiro Grau
 Celso Daniel, Caso ou Descaso?
 Connaction
 Controle Interno
 Coritiba Foot Ball Club
 Couro de Jacaré!
 Coxan@autas
 Danielicius
 Defesanet - Defesa, Inteligência e Forças Armadas
 Dono do Bar
 Fábio Mayer - flog
 Franca Franqueza da Júlia!
 Gremio Foot Ball Porto-Alegrense
 Indignatus
 Juca Kfouri - jornalismo esportivo
 Lidos e Vividos
 Lino Resende
 Luz de Luma
 Mataador - Blog da Shirlei Horta
 Malditos Patos! Blog do Túlio Andrade
 No Mínimo - blogs sobre política e variedades
 Oh Raios!
 Orlando Tambosi - política/jornalismo
 O que pensa Aluizio
 Patacoadas do Cleber
 Pequenas Verdades
 Revista Asas - Cultura e História da Aviação
 Revista Força Aérea - Aviação Militar do Brasil
 Roque Sponholz - Arquitetura e Humor
 Segurança e Defesa
 Santos Futebol Clube
 São Paulo Futebol Clube
 Tom Paixão


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!